sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Baixando Rotação do Motor
–A troca da polia do câmbio nas softail que originalmente tem 32 dentes por uma com 34 dentes reduz em 240 rpm a rotação do motor (a 100 km/h a rotação original é de 2000 rpm passando para 1760 rpm), fazendo com que a moto fique mais econômica e deixando a relação um pouco mais longa. A 1ª, 2ª, e 3ª marcha ficam quase com a mesma resposta de saída, já que possuem uma relação mais curta (referente a medida das engrenagens). Na foto a polia e nova e já vem enferrujada de fabrica, vai entender!
Corrente ou Engrenagem?
– Um grande problema que tenho encontrado nos motores Twin Cam fabricados de 2000 até 2006 e o precoce desgaste dos tensores das correntes que ligam o Virabrequim nos comandos e que une os dois comandos um ao outro. A recomendação da fabrica e que a troca dos tensores e correntes e incluindo a bomba de oleo, seja feita com 50.000 km, o que raramente esta acontecendo.
– Tenho pego motores com 20.000 ou no maximo com 35.000 km que ja apresentam um desgaste muito excessivo dos tensores, em alguns casos falta ate pedaços dos tensores. Motores que cujos donos trocam de oleo religiosamente a cada 3.000 km ou no maximo com 4.000 km usando somente oleo mineral o qual e recomendado pela fabrica.
– Por ser um material muito duro, os pequenos pedaços que soltam do tensor acaba entrando dentro da bomba de oleo, riscando as paredes internas da bomba de oleo causando uma queda na pressao de trabalho da mesma, principalmente nos dias muito quente onde a temperatura de trabalho do motor aumenta consideravelmente.
– A solução pra este problema e a substituição de todo o conjunto de tensores e correntes pelo sistema de engrenagens. Neste sistema a troca inclui inclusive o conjunto de comandos, o qual o encaixe nas engrenagens e feito através de chaveta. A tanto comandos com a graduação original como comandos com uma graduação mais “brava”. É também interessante a troca da mola de alivio da by pass da bomba de óleo, por uma com uma calibragem maior, dando maior pressão no sistema de lubrificação do motor (aumenta em quase 10 psi a pressão da bomba, com o motor quente).
– E um gasto que gira em torno de R$ 3.000,00 (peças e mão de obra), que dependendo do modelo da moto não chega a 10% do valor da moto. Um investimento que e feito uma vez só, considerando que a troca dos tensores e correntes por peças originais fica em torno de R$ 2.000,00 e que vai durar no máximo 35.000 km. Pra quem roda muito, não e vantagem! Só do sistema ser de engrenagens, mesmo com a graduação original, o motor chega a ganhar quase 5 hp, devido o motor virar mais “livre”.
Assinar:
Postagens (Atom)