segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alargando paralama de Fat Boy!

Um passo a passo de como alargar um paralama para instalação de um pneu mais largo, nesse caso não precisou alargar tanto, mas independente do tanto que tiver que alargar o processo é o mesmo! A escolha de ferramentas certas e de qualidade ajudam muito no resultado final.Espero que ajude outros profissionais a melhor a qualidade neste tipo de serviço ou que ajudem a melhorar o meu!!




Verifique todos os furos que terão que ser tampados ou modificados, lixe em torno deles pra tirar toda a tinta, não exagerando muito pois a chapa é muito fina, em torno de 1mm de espessura.

Retire com cuidado o reforço estrutural da lanterna que fica por dentro do paralama, como ele é pontiado de fabrica, localize as marcas dos pontos e com uma broca boa, faça um furo no centro das marcas que fica bem mais facil a remoção da peça sem danificá-la!



Com uma caneta que faça um traço fino e visivel, marque o centro do paralama, como mostra o meu assistente!! Utilize qualquer coisa que de o nivel certinho no centro do paralama, calços, arruelas, porcas e fixe bem a caneta para que ela não faça um traço errado.


Corte duas tiras de chapa de aço, uma no tamanho que sera a nova largura do paralama e outra 10cm mais larga do que a primeira. Solde a chapa menor em cima da maior como mostra a foto, ela tem que ficar sem nenhuma folga entre uma chapa e a outra, pois na hora de soldar no paralama o mesmo pode ficar ondulado!

Fixe toda a tira de chapa com pequenos sargentos, certifique que toda a chapa esta encostando em toda a extensão do paralama antes de soldar, depois pontei o paralama em intervalos de 5cm de um ponto de solda do outro.



Apos fixar toda a tira de aço de um lado do paralama, faça o mesmo procedimento do outro lado, lembrando sempre de fixar bem as duas metades e certificar-se de que estão bem alinhadas e fixadas. Depois faça pequenos cordões de solda em intervalos de 15 cm um do outro e alternando os lados direito/esquerdo, espere esfriar todo o paralama para poder soldar as partes que faltaram para que o calor não fique concentrado num lugar só, podendo empenar o paralama.


Depois de ter soldado toda a área do paralama, use uma lixadeira com uma lixa granulo 80 para tirar a solda mais alta, depois use uma lixa 120 para dar o primeiro acabamento. Para dar o acabamento final eu recomendo uma lixadeira orbital ou uma pneumática onde a rotação é mais baixa e evita de deixar marcas mais profundas no metal.

E por fim é claro, que o bom trabalho tambem continua na hora de levar o paralama para um profissional responsável pela pintura, onde a preparação e o acabamento vai ajudar a fazer toda a diferença no resultado final do trabalho!





Espero poder ter ajudado de alguma forma outros profissionais ou mesmo amadores a fazerem cada vez mais, um trabalho melhor, não que o meu seja o melhor, mas que ajude outros que estão começando agora a ter uma visão um pouco melhor de alguns processos de customização!! Obrigado.

Um comentário:

  1. Gostei muito da matéria, ja está com uma chamada no site Biker Friend´s, forte abraço, Luizinho - Equipe Biker Friends

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